terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A arte de ler a Bíblia - p.2


No texto anterior, expliquei que a hermenêutica é a ciência da interpretação correta das escrituras sagradas. Também citei exemplos de palavras que podem gerar dúvidas e a maneira correta de buscar a resposta correta, dentro do próprio texto.

Em ocasiões em que o texto por si só não basta, podemos recorrer a outros textos em que a palavra obscura ocorre.

No entanto, nossas dificuldades muitas vezes são maiores do que sinônimos corretos para palavras ambíguas. Não é raro pessoas terem dúvidas a respeito de doutrinas e práticas cristãs. Nestes casos, é necessário consultar passagens paralelas, explicando coisas espirituais pelas espirituais.

Por exemplo, ao ler o livro de Gálatas, você vai ler em 6:17 Paulo dizer "trago em meu corpo as marcas de Jesus". Por si só, não é claro. Podemos perguntar "que tipo de marcas? O que ele quis dizer com isso?" É preciso então buscar paralelos para entender. Em 2 Co 4:10 ele diz "trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus", onde o contexto deixa claro que ele se refere a cruel perseguição que continuamente Cristo padecia. Então já podemos entender que essas marcas se relacionavam com a perseguição que ele, Paulo, sofria.

Todavia, há ainda mais luz em outro paralelo, em 2 Co 11:23-25. Nessa passagem Paulo afirma ter sido açoitado cinco vezes. Podemos concluir então que as marcas no corpo de Paulo não eram chagas ou sinais da cruz milagrosa ou artificialmente produzidos. Eram sinais dos suplícios sofrido pelo Evangelho de Cristo.

Que você possa desfrutar de boa leitura, e que o Senhor fale a você através das Escrituras Sagradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário